Logo cortartec, materiais para construção, acoplador, conetor, caixa de espera, tirante estruturais, geotecni, geotextiles, proteção de empilhadores, estantes rack

Cortartec - Acopladores  para varão, conectores de esforço de corte, juntas de dilatação, tirantes, pregagens ao solo, micro-estacas

CORTARTEC- Acopladores para varão  -  Produtos antideflagrantes, ATEX, EX - Reforcos e fixacoes para alvenarias e fachadas - Reforcos para Estruturas  - Tirantes estruturais -  
junta de dilatacao, tapa junta, Portugal, Angola, Espanha , Brasil

Fachadas anti-sismicas de tijolo á vista

O sistema CORTARTEC GHAS® foi criado para melhorar o desempenho das fachadas de tijolo à vista  e de forma pratica eliminar a necessidade  e, o seu custo, de suporte sistemas convencionais e os problemas inerentes à sua construção.  Estudamos cada caso  de forma a oferecermos uma  solução técnica, segura e economicamente competitiva, para ambas as paredes,  as exteriores e as  interiores, especialmente em edifícios com mais de 12m de altura.

Com a  a obrigatória certificação CE de todos os elementos que compõem o sistema de acordo com o Eurocódigo 6, desta forma, oferecemos a garantia de qualidade e protecção legal para os projectistas, construtores e arquitectos . O uso do sistema GHAS® é aplicável a todo o tipo de paredes de alvenaria em geral e pode ser dividido em três áreas:

  • Fachadas de alvenaria de tijolo.
  • Fachadas de blocos de betão ou blocos de corte-térmicos.
  • Paredes interiores divisórias.
O  sistema consiste em confinar a fachada entre os pisos do edifício, conseguindo estabilidade contra o vento por um efeito arco.

O Eurocode 6 reconhece o desempenho estrutural de alvenarias que actuam apenas com a função de paredes de fecho. 

Portanto, as fachadas podem e devem ser calculadas.

A partir do resultado desse cálculo, é possível deduzir uma série de condições que as fachadas devem cumprir para garantir seus benefícios estruturais. 


Sistema CORTARTEC GHAS® para fachadas em alvenaria em zonas sísmicas

O  movimento sísmico é um evento singular que tem como consequência uma série de peculiaridades no comportamento mecânico dos edifícios e, em particular, das paredes de alvenaria, para os quais os critérios gerais que são utilizados na análise estrutural não são aplicáveis. contra as acções habituais considerando  o peso  e o vento.

A principal peculiaridade é que o efeito do terremoto não vem de uma acção directa sobre os elementos construtivos, como o vento; mas é a consequência de uma aceleração do solo em que se instalam e, consequentemente, a intensidade da acção sísmica é proporcional à massa ou acção gravitacional sobre o elemento. Em geral, o peso constitui um ingrediente fundamental para a estabilidade das paredes de alvenaria  No entanto, no caso de um evento sísmico, o peso funciona contra ele, uma vez que aumenta os efeitos da agressão.

Outra peculiaridade do efeito de um sísmo, o que torna as paredes de alvenaria em elementos particularmente vulneráveis, é impossível que eles acompanhem os seus movimentos e aos elementos a que estão ligados. As paredes de alvenaria têm uma enorme rigidez, se comparadas com qualquer outro elemento estrutural. Em geral, a rigidez é uma propriedade desejável para um bom comportamento mecânico; No entanto, contra a acção do sismo, a rigidez torna-se contraproducente se não for acompanhada por uma ductilidade suficiente.

Os critérios de projeto contra sismos são baseados em alcançar a estabilidade necessária para manter o equilíbrio e a ductilidade suficiente para manter a integridade na presença de movimentos importantes.

O sistema CORTARTEC GHAS®  fornece os recursos apropriados para alcançar as duas propriedades anteriores nas paredes das fachadas. Esses recursos são as âncoragens GEOANC® e a armadura GEOFOR®, ambas com um design específico de "anti-sismo" que as tornam especialmente adequadas para eventos dessa natureza.

As âncoragens GEOANC® do sistema GHAS® garantem a estabilidade das paredes contra a tendência de tombamento. O seu design "antisismico" fornece simultaneamente as duas características fundamentais: HOLD e UNLINK. A capacidade da ancoragem  GEOANC®  para suportar acções horizontais altas, permite ser dimensionada por cálculo de acordo com as normas vigentes, garantindo em todos os momentos a transmissão com a estrutura das forças causadas pelo terremoto. Além disso, a sua configuração geométrica, com liberdade de movimento vertical, independente do elemento estrutural a que estão ligados, impede que a transferência de carga gravitacional, libertando as paredes de alvenaria dos efeitos causados ​​pelas restrições impostas por os pontos de ancoragem.

A armadura GEOFOR® do sistema GHAS®  fornece a ductilidade essencial para manter a integridade das paredes da fábrica na presença de movimentos fortes. Seu design exclusivo alcança três características essenciais para uma resposta adequada das paredes da fábrica contra o terremoto: RESISTÊNCIA, DUCTILIDADE e TRASMISSÃO DE ESFORÇOS garantidos.

O dimensionamento por cálculo permite decidir em todos os casos a quantidade de reforço suficiente para resistir à flexão provocada nas paredes pelo terremoto. A geometria da armadura, como estrutura triangulada o que o torna particularmente adequado para resistir a forças de corte significativas resultantes dos efeitos de tremores de terra. Mas a principal característica da armadura GEOFOR® é garantir a sobreposição, que é essencial para a transmissão de forças entre condição armadura adjacente. Quando a transmissão de forças horizontais é interrompida por uma armadura de sobreposição deficiente, não é alcançada a força ou a ductilidade desejada na parede, mesmo respeitando os valores mínimos para estes fins.